quinta-feira, 18 de novembro de 2010

10 atitudes pera emagrecer

Se você é daquelas pessoas que imaginam que emagrecer é uma simples questão de restrição de calorias está na hora de reavaliar as suas atitudes durante a dieta. Ter um novo pensamento, buscar novas ações e pensar que dieta é um período de mudanças que deve levar a uma alimentação adequada durante toda a vida é uma nova maneira de buscar, além do emagrecimento, uma melhor qualidade de vida.

Siga as dicas abaixo e mude a forma de fazer dieta:

1. Pense a longo prazo
Não importa a quantidade de peso que deseja emagrecer, você deve pensar em uma eliminação de peso gradual. Trabalhe com a perda de meio a um quilo por semana.

2. Tenha atitudes positivas
Pensamento positivo atrai atitudes corretas e estimulantes. Por isso, nada de desânimo ou de pensar que você não consegue ou que o mundo conspira contra o seu objetivo. Tudo na vida exige uma postura firme e determinação. Pensamento positivo atrai atitudes corretas e estimulantes.

3. Foco na meta de peso
A sua atenção deve estar focada no objetivo de peso e não nos alimentos que você pode comer ou deve evitar. A boa escolha alimentar será consequência.

4. Fuja do estresse e da ansiedade
Corte o mal pela raiz. Nenhum alimento por mais doce que ele seja será capaz de dar o fim no estresse e na ansiedade. Quando perceber que irá descontar nos alimentos todo o peso da rotina do dia, desvie a sua atenção daquele alimento que faz a luz vermelha da dieta piscar. Assistir a um bom filme, caminhar pelo bairro, ler um livro, ouvir música colocam o pensamento bem longe da alimentação.

5. Assuma a responsabilidade
Se você opta por dietas da moda ou altamente restritas, as chances de conseguir o que deseja e, principalmente, manter o peso, são mínimas. Assuma que a mudança na alimentação deve ser para a vida e não para a próxima festa ou encontro social. Não terceirize a vitória e o seu sucesso. Você somente irá conseguir se responsabilizando pelas suas atitudes.

6. Não se dê desculpas
Como resistir ao bombom ou ao doce que está na gaveta do escritório ou na despensa da cozinha? É quase impossível! Por isso, antes de plantar a sua própria armadilha, pense muito bem o porquê de deixar tão facilmente disponíveis esses alimentos tentadores. Você realmente quer emagrecer? Se sim, comece a oferecer esses alimentos para os seus amigos, livre-se deles. Evidentemente, você poderá comer um bombom, mas esporadicamente e não todos os dias.

7. Se cair, levante
Pessoas magras também exageram na alimentação. Elas não ganham peso porque logo em seguida retomam uma alimentação equilibrada em calorias. Se você exagerar, não faça disso o estopim para jogar o seu objetivo para o alto! No momento seguinte, retome a dieta e não faça uma restrição exagerada por conta disso como, por exemplo, dietas desintoxicantes, à base de sucos ou de sopas.

8. Prepare-se para experimentar
Em vez de pensar no que você não poderá comer, pense no que você poderá! Novos sabores, texturas e muitos novos alimentos que não fazem parte da sua rotina alimentar poderão ser provados. O seu paladar será estimulado, testado e você terá novos alimentos para variar as suas refeições.

9. Se informe

Quanto mais informações você tiver sobre alimentação saudável mais saberá diferenciar o que é correto ou não para o seu emagrecimento e para a sua saúde. Evite promessas de um rápido emagrecimento. Se a promessa é de eliminar mais do que 1 quilo por semana, cuidado! A sua saúde e autoestima estão em jogo.

10. Siga em frente

Mantenha sempre em mente as boas atitudes que não farão você desistir do seu objetivo final. Quanto mais certeza tiver de que está colhendo os resultados esperados, mais estimulado ficará para manter uma boa qualidade de vida e de peso por um longo período.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dieta e Vida


COMPROMISSO DIETA E SAÚDE:
VOCÊ COM PESO DOS SEUS SONHOS!

Nós da equipe do Dieta temos a meta de fazer você perder peso e chegar no seu objetivo.

Em 2009, nossa comunidade emagreceu mais de 20.000 quilos. Em 2010, nossa meta é que nossos assinantes percam 35.000 quilos. É isso mesmo, temos um compromisso com seu sucesso.

Comece sua dieta agora e chegue ao peso que tanto sonhou

Queremos que você se comprometa com a sua dieta e para isso, nós também vamos assumir este compromisso.

Veja abaixo porque nossa metodologia de emagrecimento comprovadamente funciona e vai te ajudar:

1. Dieta dos Pontos: A maneira mais fácil e prática de emagrecer. Nossos usuários que controlam sua alimentação diariamente através de nosso exclusivo Contador de Pontos emagrecem até 7 vezes mais que quem não utiliza esta ferramenta.

2. Cardápios personalizados por e-mail: receba em seu e-mail cardápios diários que atendem as suas necessidades de emagrecimento. Estes cardápios são fáceis de seguir e foram preparados por nossa equipe nutricional, garantindo a sua qualidade.

3. Comunidade: Encontre pessoas com os mesmos objetivos que você. Quem participa ativamente de uma comunidade durante o processo de emagrecimento tem 25% mais chances de ter sucesso em sua dieta. Faça amizades e conte com o apoio de pessoas como você.

4. Consultora de fitness: Praticar atividades físicas é fundamental para quem quer emagrecer a levar uma vida saudável. Por isso, em nosso programa você terá a sua disposição uma consultora de fitness, aulas, uma ferramenta exclusiva para controle de suas atividades e muito mais. Aproveite, pessoas que praticam atividades físicas regularmente emagrecem até 3 vezes mais!

5. Conteúdo: Tudo que você precisa para levar uma vida saudável e feliz. São matérias, receitas e dicas sobre alimentação, saúde, beleza, bem-estar, esporte e família.

6. Atendimento nutricional: Converse com nossa equipe de especialistas sempre que precisar via e-mail tirando suas dúvidas com mais segurança e eficiência.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dieta com Chás

Se há algo que todos deveríamos copiar dos ingleses é a famosa hora do chá. A bebida milenar traz inúmeros benefícios para a saúde, mas ainda é pouco consumida no Brasil.
Na verdade, as pessoas conhecem tão pouco sobre essa bebida que muitos nem imaginam que os chás derivam todos da mesma planta, a cammelia sinensis, e que o processo de oxidação acaba por diferenciar os tipos.
O procedimento é responsável pela mudança na cor das folhas, bem como seu sabor e a quantidade de antioxidantes presentes. O chá preto, por exemplo, é o que passa por mais alterações. Como consequência desse processo, há uma diminuição drástica do seu poder antioxidante.

Chá traz inúmeros benefícios para a saúde - Foto: Getty Images

O chá verde, que não passa pela etapa de oxidação das folhas, tem alta concentração de polifenóis e antioxidantes, é um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e infecções. Além, claro, de acelerar o metabolismo e facilitar a perda de peso.
O chá branco é o menos processado, logo é o que mantém melhor todas as propriedades benéficas da bebida, diz a nutricionista Daniela Jobst. O chá amarelo contém basicamente as mesmas características que o verde, com o atrativo de ser uma variedade mais saborosa.
Já o chá vermelho, conhecido como devorador de gorduras, também varia do verde, porém sofre um processo de fermentação mais demorado. Desidratação e retenção líquida também podem ser combatidas com a ingestão de chás. Rigorosamente falando, essas seriam as únicas bebidas que poderiam ser chamadas de chá. Mas hoje as misturas de água quente com folhas, flores e até frutas também são conhecidas por esse nome. Nesse grupo entram camomila, erva cidreira, erva-mate, boldo e etc.

Conheça os benefícios dos chás para saúde:

Chá de Camomila: bom antiinflamatório, age também contra perturbações estomacais e a insônia.
Chá de Cavalinha: diurético e antiinflamatório, combate o colesterol e é revitalizante.
Chá de erva cidreira: acalma, além de combater cólicas e aliviar desconforto acusado por gases.
Chá de hortelã ou menta: regula o funcionamento do intestino e evita irritações gástricas.
Chá de valeriana: calmante natural, é perfeito para tratar distúrbios do sono.
Chá de Malva: indicado contra tosse e doenças da laringe.
Chá de gengibre: acalma o aparelho digestivo e é energizante.

Independente das características de cada tipo, beber chá entre as refeições pode ser um santo remédio. A bebida ajuda na reposição hídrica, já que o corpo absorve a água quente mais rapidamente que a gelada, melhora a digestão, ajuda a prevenir prisão de ventre e até pedras nos rins. Desidratação e retenção líquida também podem ser combatidas com a ingestão da bebida.
Mas atenção: nada de ir ao mercado popular e comprar folhas desconhecidas ou indicadas por leigos para preparar uma infusão. Alguns chás podem causar efeitos adversos. Mulheres grávidas ou pacientes de câncer devem redobrar os cuidados em relação à bebida.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Exercícios para emagrecimento

Abdominal, flexão de braços, agachamento e elevação dos calcanhares são alguns tipos de ginástica que possibilitam, quando feitos da maneira correta, resultados práticos e rápidos irão aparecer e você se sentirá muito mais motivado (a). Se você está há muito tempo tentando praticar alguma atividade e nunca dá certo, esses exercícios vão descomplicar sua vida e te dar força para seguir qualquer outro programa.

- Abdominal: Deite num colchonete, talha ou tapete dobrados. Os joelhos flexionados e pés alinhados e apoiados no chão. A coluna vertebral deve estar bem alinhada ao chão e com quadril levemente encaixado. Estender os braços a frente do peito com as mãos unidas. Depois, é só subir e descer o tronco sem encostar a cabeça no chão e sem movimentá-la.

- Flexão de braços: Ajoelhe no colchonete, abra os braços e apóie as mãos no chão, alinhadas aos ombros. Encaixe o quadril para proteger a região lombar. Flexione os cotovelos como se fosse encostar o peito no chão.

- Agachamento: Em pé, separe as pernas alinhadas com o quadril. Agache e levante como se fosse sentar em uma cadeira. Sempre contraia o abdome na hora de agachar.

- Elevação de calcanhares: Em pé, posicione na frente de uma parede ou cadeira, com as pernas levemente fechadas. Depois, eleve os calcanhares e volte sem encostá-los no chão. Repetições Inicie a primeira semana com 5 repetições para cada exercício, um dia sim e o outro não, e, vá intercalando mais 2 ou 3 a cada semana que passa. Quando estiver completando 15 repetições, meu conselho é que você faça desta forma:
1ºdia - 1x15;
2ºdia - Caminhada ou dança;
3ºdia - 2x15;
4ºdia - Caminhada ou dança;
5ºdia ? Forte repetição de cada exercício;
6ºdia - Caminhada ou dança
7ºdia - DESCANSO.

Sabe o que faz a diferença para os exercícios darem resultados? Disciplina e fazê-los com gosto. EXPERIMENTE!

Dieta Fracionada

Quem deseja ver os anos passar sem abrir mão da qualidade de vida não deve se empanturrar de comida, muito menos atravessar grandes períodos em jejum. Na alimentação, a melhor opção é o equilíbrio. Fazer pequenos lanches a cada três hora é a melhor maneira para manter ou até perder peso.

A ciência ainda briga para confirmar este fato, mas a observação clínica não deixa dúvidas: a dieta fracionada favorece a manutenção da boa forma. E isso é sinônimo de saúde e longevidade, já que a obesidade é considerada hoje pelos médicos uma das epidemias que mais fazem vítimas no mundo inteiro. Entre os males a que nos predispõem estão problemas cardíacos, circulatórios, pressão alta e diabetes tipo 2.Faça cinco a seis refeições diárias - Foto: Getty Images

Segundo a endocrinologista Cláudia Cozer, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), comer a cada três horas é importante para combater a compulsão. "Assim é possível chegar à próxima refeição sem aquela vontade de devorar um boi, que invariavelmente acaba em comilanças desnecessárias".

Para Rosana Radominski, endocrinologista e presidente da Abeso, eliminar os momentos de pico de fome, situados entre as principais refeições do dia, é um cuidado que qualquer pessoa preocupada com saúde deveria ter. Quando passamos muito tempo sem comer, o cérebro entende que há uma ameaça de privação alimentar e envia mensagem para que parte do que for consumido seja "guardado" por precaução.

Por outro lado, ao fornecer energia para o organismo de tempos em tempos a mensagem muda de tom e o corpo é estimulado a queimar o que foi ingerido. Essa estratégia não só acelera o metabolismo, como também ajuda a acabar com as reservas em forma de camada adiposa.

A dieta fracionada favorece a manutenção da boa forma. Isso é sinônimo de saúde e longevidade

Faça cinco a seis refeições diárias
Fracionar as refeições contribui para que os sinais de fome diminuam. Ao comermos alimentos ricos em energia é disparada a produção de insulina, o hormônio que estimula a vontade de devorar mais guloseimas e, de quebra, ainda faz com que o organismo a estoque gordura.

Outra vantagem é que há maior gasto calórico para o metabolismo dos alimentos. A fórmula é bem simples. Tudo que você come deve ser eliminado. Para que essa eliminação aconteça, o alimento é metabolizado e, trabalhando, o corpo perde calorias.

Portanto, o ideal é fazer de cinco a seis refeições diárias. Mas cuidado para não exagerar nesses lanchinhos e nem nas refeições. Então, a palavra de ordem é controlar o consumo de pães, bolachas, massas, doces e qualquer carboidrato derivados de farinha refinada (farinha branca).

A endocrinologista Rosana Radominski explica que a dieta fracionada também é indicada para quem quer ganhar peso ou precisa de muita energia, como os atletas. Nestes casos, alimentos ricos em calorias podem ser distribuídos ao longo do dia.
Segundo a especialista, os diabéticos também são beneficiados com esta prática porque a dieta fracionada evita episódios de hipoglicemia, que são frequentes quando o paciente usa insulina ou determinados antidiabéticos orais.

Emagreça e saiba sobre ração humana

A ração humana é um composto de produtos naturais que são ricos em fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas. Os ingredientes são misturados e podem ser consumidos no lugar de uma das refeições, junto com iogurtes, vitaminas ou frutas, auxiliando, dessa maneira, a perda de peso, principalmente se associada à realização de exercícios físicos freqüentes.
Os benefícios da ração são inúmeros, e ela pode ser usada na complementação da alimentação até para quem não quer perder peso.
São 13 ingredientes para a
ração humana completa, porém, o guaraná não é indicado para quem é hipertenso, portador de diabetes ou mulheres grávidas. Além disso, se a pessoa for diabética, o cacau e o açúcar mascavo devem ser retirados da mistura. Saiba mais sobre os ingredientes que compõem a ração humana:

- Aveia em flocos: Melhora o trânsito intestinal e sacia a fome, graças a quantidade de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Além disso, inibe a absorção das gorduras pelo organismo.

- Linhaça marrom: Ajuda a baixar os níveis de
colesterol ruim do sangue, pois é rica em ácidos graxos essenciais (gorduras boas), principalmente ômega 3.

- Gérmem de trigo: Fonte natural de sais minerais,
proteínas e vitaminas E, B e K. Esse componente desintoxica o organismo e deixa o corpo mais disposto. A vitamina E especialmente, regenera os tecidos. Ajuda a combater infecções e fraqueza muscular.

- Açúcar mascavo: Contém cálcio, ferro, potássio, vitaminas e sais minerais. Deve ser evitado por pessoas diabéticas.

- Gergelim com casca: Por conter muito cálcio, melhora o raciocínio e ajudar a diminuir os efeitos do estresse. Além disso, melhora o desempenho sexual.

- Fibra de trigo: Contém as proteínas, fibras e ferro que aceleram o
metabolismo, ajudam a baixar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

- Gelatina: De origem bovina, ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo, além de fortalecer os tecidos e unhas, aumenta a elasticidade da pele e combate a flacidez e celulite.

- Cacau: Rico em sais minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo, estimula a produção de serotonina, que é o hormônio do bem estar.

- Levedo de cerveja: Composto de vitaminas B, manganês, cromo e fósforo, fortalece o sistema imunológico, regulariza as funções intestinais, ajuda o fígado nas funções de desintoxicação do organismo e tem ação anti-infecciosa.

- Guaraná em pó: Estimula a capacidade de raciocínio, é eficaz contra o esgotamento mental e físico e
cansaço. Deve ser evitado para pessoas hipertensas, gestantes e que sofram de insônia, pois é estimulante.

- Leite de soja em pó: Nas mulheres ajuda nos sintomas da menopausa. Também auxilia na redução do colesterol, na prevenção de doenças como o câncer, pois é rico em vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos.

- Farinha de casca de maracujá: emagrecedor, leve laxante, controle de glicemia para diabéticos e do colesterol. Rica em vitamina B3 e minerais como ferro, cálcio e fósforo.

- Quinoa: Com alto valor nuritivo aumenta a imunidade do organismo, é rica em proteína e cálcio e tem as propriedades do leite materno. Também faz bem ao coração.

Como emagrecer sem torturas

Foco apenas nos alimentos
Coma o que gosta e emagreça!
Um programa que permite que você coma o que quiser e emagreça com ênfase na Dieta dos Pontos, além do apoio de uma equipe nutricional.
Regras rígidas e restrição
dos alimentos!

Uma dieta com regras rígidas para ter sucesso ou exigências que eliminam alguns alimentos que você gosta tendo que comprar alimentos especiais de uma empresa de dieta específica.
Perder peso a um ritmo saudável!
Um Programa sensato para ajudar a perder peso a um ritmo saudável, além do conhecimento e informação que você precisa para ajudar a mantê-lo no seu peso ideal para sempre.
Perda de peso rápida com
pouco esforço!

Promessas de perda de peso rápida com pouco esforço, mas nenhuma informação sobre como manter o peso fora por um longo tempo.
Credibilidade testada pelo tempo!
São 6 anos na àrea de dieta já tendo ajudado mais de 125 mil pessoas.
Base em um estudo
científico duvidoso!

Muitas vezes com base em um estudo científicos duvidosos destinado a apoiar as alegações da dieta.
Maior Comunidade de Dieta!
Milhares de pessoas com os mesmos objetivos que você gerando motivação e amizades para sempre!
Emagrecimento sem motivação!
Você precisa s adaptar para seguir uma dieta que não se encaixa ao seu estilo de vida e não tem amigos para compartilhar.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Emagreça sem dieta

Trabalhando das nove às cinco pode ser o caminho para ganhar a vida, mas pode significar mais do que dinheiro do bolso. Segundo um novo estudo da Universidade de Montreal, pessoas que trabalham em escritórios, passando mais horas sentadas, tornaram-se menos ativas nos últimas três décadas, o que, em parte, pode explicar o aumento da obesidade. Para chegar nessa hipótese, os pesquisadores do estudo usaram várias bases de dados do Instituro Estatístico do Canadá sobre a saúde dos canadenses. Depois de avaliar 132 mil pessoas, foi concluído que a falta de atividade física durante o expediente poderia explicar o fato de que a obesidade aumentou 10% entre 1978 e 2004. A pesquisa ainda mostrou que o aumento do uso de transporte motorizado também prejudicou, e muito, os hábitos das pessoas. Ainda assim, homens e mulheres têm cada vez mais adotado comportamentos saudáveis, como caminhadas e ciclismo, que é definitivamente uma boa notícia.

A solução não é imediata

Para combater o sedentarismo e o aumento de obesidade, os pesquisadores sugerem uma solução possível: integrar trabalho, esporte e transporte. Por exemplo, pode ser mais eficaz praticar esforço físico em doses menores ao longo do dia, em vez de deixar o treino forte para o fim de semana. Caminhar na hora do almoço e trocar o elevador pelas escadas pode ter grandes benefícios à saúde.

Trabalho em excesso

Além de obesidade, pessoas que vivem de trabalho podem ter problemas mais sérios. Um estudo britânico do European Heart Jounal mostrou que ter uma jornada de trabalho de dez horas ou mais, eleva em 60% o risco de desenvolver problemas cardíacos. Quem trabalha mais do que a jornada padrão, de 8 horas, na maioria das legislações trabalhistas geralmente são homens, mais jovens e que ocupam postos de maior responsabilidade. A relação entre as horas adicionais de trabalho e as enfermidades cardiovasculares parece clara, mas a causa nem tanto, segundo os autores. Há a suspeita de que o trabalho adicional afetaria o metabolismo ou dificultaria o diagnóstico de problemas emocionais, como ansiedade, depressão ou de falta de sono.

Você fica muito tempo sentado (a)?

Para quem precisa trabalhar sentado, mudar de emprego não dá, claro. O caminho não é bem por aí. É muito mais simples que esse, na verdade. Confira algumas dicas:
- A cada duas ou três horas, tente levantar e dar uma volta rápida, fazendo alguns exercícios de alongamento. Isso vai dar maior oxigenação ao organismo;
- Regule o assento e o encosto da sua cadeira para que ele fique mais adequado ao seu corpo, evitando erros posturais. "A cadeira não pode ser nem alta nem baixa. O ideal é que os pés da pessoa fique acomodados no chão. O encosto precisa dar apoio para que o corpo do funcionário forme um ângulo de 90". Para quem trabalha em frente ao computador, a tela precisa estar na linha dos olhos?, ensina o fisiologista do exercício Raul Santo de Oliveira;
- Use roupas confortáveis. Assim, o sangue circulará pelo corpo sem maiores dificuldades.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Emagreça tomando Sopa

Saboreie uma sopa e não incomode sua Dieta.
BATEU UM FRIOZINHO?
6 DICAS PARA SABOREAR UMA BOA SOPA.
É só a temperatura baixar que as preparações quentes começam a ganhar destaque no cardápio diário. Veja alguns cuidados para emagrecer tomando aquela sopinha deliciosa.

1. Ao servir a sopa, evite acrescentar queijo ralado e azeite;

2. Cuidado! Pães e torradas pesam nas calorias da sopa;

3. Sopas com mandioquinha e batata aumentam a quantidade calórica. Evite extrapolar.

4. Substitua a mandioquinha e batata por cenoura e beterraba para engrossar a sopa;

5. Diga não à carne seca, lingüiça, bacon e toucinho. São itens muito gordurosos;

6. Cuidado com as sopas industrializadas. Apesar de poucas calorias, muitas têm quantidade elevada de sódio, que pode causar aumento da pressão.

Dicas para não engordar

Confira 6 dicas para não correr nenhum risco.
1
Coma pequenos lanches a cada 3 ou 4 horas, entre as refeições principais.
2
Cuidado com as sopas cremosas e fondue. Eles são ricos em gorduras.
3
Não se engane. É verdade que no inverno, o corpo gasta mais calorias, mas o gasto não é tão elevado para aumentar a quantidade de calorias da alimentação. Cuidado!
4
Engane o desejo. Prepare frutas assadas. É uma boa maneira de espantar o frio e a vontade de comer sobremesa..
5
Beba chás quentes. É uma ótima maneira de hidratar o corpo. Mas lembre-se, tome sem açúcar ou com adoçante.
6
Xô preguiça! Não deixe de se exercitar. Se a vontade é ficar mais tempo debaixo do edredon, escolha um horário em que sinta mais disposição para mexer o esqueleto.

Fondue sem engordar

Neste friozinho nada melhor que um bom motivo para se aquecer em boa companhia. Com amigos ou alguém especial, formar um clima romântico com muito vinho e uma boa lareira só fica completo se o prato principal for o famoso fondue.
6 dicas para curtir o cardápio de inverno sem somar quilos na balança.
Você acha que para emagrecer é necessário fugir das delicias quentinhas? Engana-se quem pensa que passar fome é a solução. Veja abaixo como curtir as delicias sem peso na consciência.

1 - Matar a vontade sim, exagerar não! Diminua a quantidade de comida no prato.

2 - Receitas à base de frutas são sempre uma ótima opção.

3 - Se o Fondue for o prato da noite, durante o dia coma alimentos mais leves e com poucas calorias.

4 - Não fique em jejum. Coma a cada 3 ou 4 horas por dia para não descontar tudo no fondue ou outro prato muito calórico.

6 - Diga sim ao Fondue doce. A versão salgada é rica em gorduras saturadas e colesterol.

7 - Vá comer fondue, faça uma escolha: salgado ou doce. Evite consumir os dois no mesmo dia..

Dicas para incluir o Vinho em sua Dieta

01 - Importante: O valor calórico do vinho está ligado ao teor alcoólico. Quando maior o teor mais quantidade de álcool etílico que fornece 7 calorias por grama.

02 - Saiba escolher: O vinho seco apresenta uma quantidade pequena de açúcar (menos do que 5 gramas por litro), o demi sec (de 5 a 20 gramas de açúcar por litro)e o doce (maior do que 20 gramas de açúcar por litro).

03 - Para a saúde: O vinho tinto tem mais antioxidantes do que o branco. Por isso têm efeito positivo em relação ao colesterol bom, possui ação antiinflamatória e protege contra doenças cardiovasculares.

04 - Atenção: O vinho sozinho não previne o organismo de doenças. Para isso é necessário manter o peso saudável e praticar atividade física.

05 - Aproveite: É recomendado tomar uma taça por dia de vinho para mulheres e duas taças por dia para homens.

Viaje sem engordar

7 dicas para somar experiências e não quilos nas suas viagens

Comer adequadamente numa viagem significa planejar. Veja como aproveitar o que as férias tem de melhor sem perder a forma

1
Sem preocupações: Durante a viagem o importante, é curtir os dias de folga e relaxar. Não deixe de se divertir com medo de ganhar alguns quilinhos a mais
2
Planejamento: Com uma viagem bem planejada é possível mudar a alimentação para que elimine alguns quilos antes de viajar, sem causar grandes impactos
3
Passeios: Eles são ótimos para queimar calorias. Caminhadas em parques e praias, conhecer o comércio local ajudam a gastar boas calorias
4
Antecedência: Planejar sua alimentação do dia é uma boa opção para evitar que se extrapole em alguns alimentos
5
Tentação: Tente ser um pouco mais seletivo com sua alimentação, começando pelo café da manhã, principalmente se resistir ao longo do dia for difícil.
6
O Retorno: Não se desespere se voltar com alguns quilinhos a mais na bagagem. A alimentação faz parte do passeio
7
Controle: Tente voltar a uma alimentação balanceada.Tente voltar a praticar atividades físicas para voltar mais rápido ao peso anterior

Emagrecimento com Chás


Espantar o frio com uma boa xícara de chá é uma delícia, que fica melhor ainda quando este chá ajuda na dieta. E, se você está pensando apenas na economia de calorias, segure o queixo: há muitos outros benefícios que as ervas podem oferecer ao seu emagrecimento. "As infusões ajudam na digestão, aceleram o metabolismo, combatem o inchaço e até cortam o apetite quando ele perde o limite", afirma o consultor farmacêutico Kali Rafael Nardino, da Divine Shen. Abaixo, você encontra uma série de sugestões que ajudam a vencer os principais obstáculos durante a fase de perda de peso. O especialista ainda conta tudo sobre as propriedades do chá Oolong, uma poderosa receita chinesa que oxida as gorduras e faz o seu metabolismo agir na velocidade de um raio.

Inchaço

O problema mascara o resultado de muitas dietas. A calça jeans não fecha, as formas não aparecem definidas e você acha que todo o seu esforço não está valendo a pena. O acúmulo de líquidos no organismo pode ser causado por vários fatores, como excesso de sal na alimentação ou uso de alguns medicamentos, como corticóides e antiinflamatórios. O cabelo de milho (Zea mays) é um eficiente diurético, porque ajuda a regular as funções dos rins e da bexiga e combate o, principalmente, o inchaço nas pernas. "O ideal é tomar de 2 a 3 xícaras de chá ao dia, em infusão, ou 1 xícara pequena no final do dia", diz o farmacêutico. Ele também recomenda doses de chás verde e chá preto., que também têm propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.

Apetite voraz

Erva-doce, carqueja, espinheira-santa, chapéu-de-couro, jurubeba, abacateiro, cavalinha e bugre cortam a fome fora de hora, segundo o especialista. "Mas precisamos levar em conta a qualidade da matéria-prima, o que é determinada principalmente pela forma de cultivo, procedência, processamento e armazenagem", diz o farmacêutico, que também recomenda o consumo de chá branco. "Ele ajuda a desinchar, desintoxicar e acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gordura. A vantagem é que faz tudo isso de maneira mais intensa e com sabor bem suave", afirma.

Ansiedade

Várias infusões podem ser utilizadas como calmantes naturais, agindo no sistema nervoso central, baixando a ansiedade (sintoma que costuma desencadear a compulsão à comida). O especialista recomenda camomila (Matricaria chamomile), alecrim (Rosmarinus officinalis), melissa (Melissa officinalis), hortelã (Mentha piperita), capim-limão (Cymbopogon citratus), jasmim (Jasminum officinalis) e anis (Pimpinella anisum). "Mas não misture muitas plantas se você não conhece bem as ervas e não sabe quais serão os efeitos em seu organismo", afirma.


Digestão

Algumas plantas com ações digestivas podem auxiliar no funcionamento do intestino, assim, de certa forma também acabam contribuindo para manter uma barriga lisinha. Outras ervas contêm substâncias que atuam no fígado, ajudando a quebrar a gordura em moléculas menores. "Na lista das plantas conhecidas como digestivas estão o hibisco (Hibiscus sabdariffa), psilium (Plantago psyllium), a cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana), a zedoária (Curcuma zedoaria) e fucus (Fucus vesiculosus)", indica Kali Rafael. Além das plantas listadas, outro velho conhecido é o boldo (Peumus boldus Molina) que também é chamado popularmente como boldo-do-chile. Suas folhas são usadas na medicina popular para tratamento de problemas digestivos e hepáticos. "Mesmo sendo muito difundido entre a população, alguns estudos toxicológicos sugerem que o chá de boldo deve ser consumido com moderação e cuidado, além de ser proibido na gravidez porque ameaça a saúde do bebê", diz o farmacêutico.


Queima de gordura

O chá branco e o chá verde são excelentes aliados para queima de gordura. Os dois são extraídos da Camellia sinensis, mas em épocas diferentes. Para produzir chá branco, são coletadas as folhas mais jovens, antes de entrarem no processo de oxidação natural. Nessa fase, quando ainda estão cobertas por uma penugem esbranquiçada (daí o nome chá branco), concentram catequinas e polifenóis substâncias altamente antioxidantes e termogênicas (capazes de acelerar o ritmo do metabolismo).


Oolong o chá que oxida as gorduras

A cafeína é uma das substâncias estimulantes mais consumidas em todo o mundo, sendo encontrada em chás, café, cacau, guaraná, chocolate e nos refrigerantes. Ela pode acelerar o metabolismo, mas somente alguns tipos de chá possuem propriedades que vão além do efeito isolado da cafeína, pois apresentam componentes fenólicos que podem auxiliar no equilíbrio do organismo com ações anti-oxidantes e desintoxicantes, entre outras. No Japão, estudos feitos com chá do tipo oolong, rico em cafeína e catequina-polifenóis, mostraram aumento no gasto metabólico de 24 horas e aumento da oxidação de gorduras. O oolong é um chá chinês tradicional, situado entre o chá verde e o chá preto em termos de oxidação. Também é produzido através do processamento de folhas da Camelia sinensis a mesma planta utilizada para produzir os chás branco, vermelho, verde e branco. "O chá oolong possui um sabor mais próximo ao chá verde do que ao chá preto: ele não possui o aroma róseo adocicado do chá preto e nem as notas vegetais marcantes típicas do chá verde. Ele é em geral preparado forte, com o amargo deixando um resquício de sabor adocicado. É um poderoso aliado para quem deseja acelerar o metabolismo", afirma Kali.

Ovos sem Tabus

Quando pensa no consumo de proteínas, pouca gente se lembra dele, mas o ovo é uma alternativa bastante saudável para repor os aminoácidos essenciais ao funcionamento do organismo. "As proteínas são de extrema importância para o nosso organismo por sua função construtora e reparadora, além de participarem da formação de hormônios, enzimas e anticorpos", afirma a nutricionista Lucyanna Kalluf, do Centro Brasileiro De Nutrição Funcional.

A variedade de opções no preparo (cozido, mexido ou em omeletes) conta a favor de inclusão do ovo na dieta, que ainda ganha reforço de vitaminas, minerais e lipídios (presentes em grandes quantidades na gema). "Mais de 50% da vitamina B2 do ovo está na clara, de fácil digestão e ideal para quem treina e quer desenvolver músculos", afirma a especialista. "Nunca coma ovos crus, prevenindo a salmonela (bactéria que traz infecção intestinal).

Entre a turma da academia, o xodó é a albumina: esta proteína tem alto valor biológico, excelente biodisponibilidade (é facilmente aproveitada pelo organismo e fácil digestão. A albumina possui os nove aminoácidos necessários para o processo de anabolismo (aumento de massa muscular), contribui para a regeneração de tecidos musculares, unhas, pele e cabelo (faz crescer cabelos), revitaliza funções orgânicas devido ao seu valor energético e impulsiona o sistema imunológico. A albumina está contida, principalmente, na clara. "A clara também dispõe de leucina, um aminoácido que ajuda a manter os músculos e diminui a massa gorda (gordura).

A gema, por sua vez, é rica em ômega 3, gordura excelente para o cérebro e que estimula o equilíbrio da insulina com a glicose, mais um fator para regular a compulsão e a resistência insulínica, que é o maior fator de risco para a Síndrome Metabólica. Ela também age no combate da anemia. "O ovo combate não apenas a anemia por deficiência ferro, mas também a chamada anemia perniciosa graças à presença de vitamina B 12", diz a nutricionista.

Consumo diário


Para contar com esses benefícios, o ideal é incluir ao menos um ovo (de galinha) por dia na sua alimentação o de codorna é ainda mais rico em colesterol comparado com o de galinha. Em cada 50 gramas (o equivalente a cinco ovinhos), há 422 miligramas da substância. Mas não é só: ele também tem maior quantidade de fósforo e ferro do que seu concorrente e só perde no quesito vitamina A.

Apesar da digestão mais lenta, o ovo pode ser ingerido no jantar e é um ótimo substituto para as carnes vermelhas (principalmente entre as pessoas de idade mais avançada e com dificuldade para mastigar). "Mas minha recomendação é consumo de um ovo no café da manhã, porque ele traz saciedade e evita que o paciente fique besliscando", afirma a nutricionista.

Quanto à cor da casca, não há com o que se preocupar: ela indica apenas a cor da galinha. As brancas põem ovos brancos, as vermelhas põem ovos vermelhos. E não há diferença nutricional relevante entre os ovos de granja e os chamados caipiras, que têm uma coloração mais amarelada. Isso se deve ao tipo de alimentação. A especialista lembra que as galinhas caipiras são criadas soltas e comem o que encontram pela frente, incluindo vegetais mais coloridos, enquanto as de granja se alimentam apenas de ração.

O colesterol


Por muitos anos, o ovo foi visto como inimigo do coração. Mas pesquisas recentes comprovam que não há risco de doença cardiovascular para pessoas que consomem até um ovo por dia, de acordo com a nutricionista. Para preservar sua saúde, evite o consumo de ovos fritos, que têm mais calorias totalmente dispensáveis.

Amigo da memória


O ovo também é fundamental à mesa de quem tem mania de esquecer tudo. Isso acontece porque ele é uma ótima fonte de colina, proteína que melhora a memória e a cognição. Além disso, ele tem as vitaminas B2, B6, B12, E, K, D e ácido fólico. Zinco, cálcio, selênio ( boa quantidade), fósforo e ferro também estão presentes. "Devido a todos esses nutrientes, o ovo deve fazer parte da dieta de todos os indivíduos, salvo aqueles com alguma intolerância ou alergia alimentar", afirma a nutricionista Lucyanna Kalluf.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dieta e Alimentação Balanceada

Alimentação balanceada

1- O que é considerado um cardápio saudável?
A tradução de um cardápio saudável é simples. Quando a quantidade de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais estão presentes em quantidades adequadas nas refeições diárias, significa que o indivíduo sabe montar um cardápio saudável , diz ela. Basta respeitar as suas necessidades e preferências individuais , completa.

2- Como evitar a má digestão?
Alguns truques na hora de sentar à mesa são capazes de evitar o mal-estar após a comilança. Roberta ensina que comer sem pressa é uma boa tática. As refeições principais devem durar, no mínimo, 30 minutos . Controlar a quantidade de líquidos durante as refeições (não ultrapasse os 200 ml) e evitar alimentos ricos em gordura é outra investida contra a má-digestão. Vale lembrar que, se o mal-estar for crônico, é fundamental consultar um gastroenterologista. Ele vai investigar as possíveis alterações no sistema digestório.

3- É possível controlar o metabolismo?
O gasto calórico metabólico de cada pessoa varia de acordo com as próprias características pessoais, como idade, peso e altura. É possível controlar esse gasto ficando atento ao número de calorias ingeridas e à prática de atividade física. Para dar uma extrapoladinha no cardápio sem ver o ponteiro da balança subir, basta queimar mais calorias, se exercitando. Já quem quer emagrecer deve ingerir uma quantidade energética adequada, que seja abaixo da sua necessidade. Assim, aliando um cardápio de baixo valor calórico com atividade física, a eliminação de peso será maior .

4- Existem alimentos capazes de acelerar o metabolismo?
Alguns estudos indicam uma lista bem grande de alimentos eficientes na aceleração do metabolismo. Entre eles, destacam-se o chá, o café, o salsão, a pimenta e o gengibre. (Recheie seu cardápio com alimentos poderosos contra os quilinhos extras). No entanto, é bom alertar que, de nada adianta tomar muitos litros de chá com o objetivo de emagrecer, se hábitos equivocados ainda fizerem parte da alimentação do dia-a-dia, como o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e carboidratos refinados ou a não ingestão de frutas, legumes e verduras.

5- Quais alimentos são benéficos na luta contra o alto colesterol?
Pessoas que apresentam colesterol elevado devem evitar alimentos ricos nesse tipo de gordura. Na lista proibida para quem está sofrendo com as taxas elevadas de colesterol, a especialista cita produtos de origem animal, como leite e derivados integrais, carnes e embutidos. Além disso, vale dar preferência aos alimentos ricos em fibras. Por exemplo, frutas, legumes, verduras e cereais integrais (arroz integral, aveia, pão integral, entre outros) .

6- Caso você não consuma todos os nutrientes necessários ao organismo, é aconselhável tomar algum tipo de suplementação?
A resposta de um nutricionista é sim. Porém, antes de apelar para os suplementos, o ideal é aprender a comer corretamente. A nutri alerta ainda que a eventual suplementação não deve tomar o lugar dos alimentos, e sim servir como complemento. A orientação de um especialista também é fundamental para evitar problemas nos rins e no fígado, principalmente.

7- Cortar os carboidratos da alimentação por um tempo pode ser prejudicial à saúde?
A restrição moderada de carboidratos deve ser feita por um período determinado, não devendo ultrapassar um ano, informa a responsável por uma equipe nutricional. Já uma alimentação com restrição total de carboidratos deve ser seguida somente sob supervisão de um profissional da saúde. Uma dieta com excesso de proteínas na alimentação pode sobrecarregar os rins e, por isso, ela deve ser constantemente avaliada , explica.

8- A carne de soja apresenta o mesmo valor nutricional da carne bovina?
Não, existem diferenças na composição nutricional , afirma a responsável pela equipe nutricional. Enquanto 52% do valor calórico da carne bovina é composto por proteínas (o restante é de gorduras), a carne de soja tem 69% do seu valor calórico representado pelas proteínas e 27% de carboidratos. Quando o assunto é quantidade de calorias, a carne de soja sai na frente, oferecendo 300 kcal a cada 100 g. Já a mesma quantidade da carne de boi fornece 179 kcal. Para substituir, minha dica é comer, em soja, metade da quantidade que você comeria de carne bovina. Ou seja, troque um bife bovino de 100 g por 50 g de proteína texturizada de soja (PTS) , aconselha a especialista.

9- Legumes crus oferecem mais nutrientes que os cozidos?
De acordo com alguns nutricionistas, alguns nutrientes realmente são perdidos durante o cozimento, principalmente, as vitaminas hidrossolúveis, encontradas em abundância nas vitaminas do complexo B e vitamina C. No entanto, isso não significa que a ingestão dos alimentos cozidos deve ser um hábito eliminado. (Você conhece a prática alimentar que prioriza a ingestão de alimentos crus? Descubra se ela é realmente eficaz). Existem algumas medidas simples capazes de diminuir a perda de nutrientes. Sempre que possível, reutilize a água em que os legumes foram cozidos. Use-a, por exemplo, no preparo do arroz. Assim dá para reaproveitar os nutrientes que foram parar na água do cozimento, ensina a especialista.

10- Por que é recomendável trocar o leite integral pelo desnatado?
A quantidade de gordura presente em cada tipo de leite é a responsável pela grande diferença entre os dois. Por ser uma gordura de origem animal, ela é saturada e contém colesterol na composição. Considerando também que a gordura é o nutriente mais calórico, o leite desnatado tem menos calorias que a versão integral.